Olá.
Tenho um problema com essa reação. Tentei realizá-la duas vezes. Estou usando reagentes e vidraria de laboratório. Reduzi os reagentes proporcionalmente, pois uso um frasco de 1l. O problema aparece quando tento reduzir o P2NP usando amálgama de alumínio.
Preparo a solução de P2NP, aquecendo-a apenas o suficiente para dissolver os cristais.
Uso um moedor de café para moer o alumínio em pequenas gotas, conforme descrito no
resumo sobre amálgama de alumínio (Al/Hg).
Depois de adicionar HgCl2, despejo 0,5 l de água destilada fria. 10 minutos depois, a reação começa.
Na primeira vez, esperei até que não houvesse mais formação de pequenas bolhas e todo o alumínio estivesse flutuando, com a água cinza turva. Enxaguei-o duas vezes com um pouco de água destilada fria e drenei bem. Acrescentei a solução de P2NP, mas não houve reação. Notei que o P2NP estava parcialmente cristalizado. Tentei iniciar a reação com calor, mas sem sucesso.
Na segunda vez em que drenei a água do amálgama, apareceram muitas bolhas pequenas e a maior parte do alumínio veio à tona, a água estava cinza turva. Mais uma vez, enxaguei-o duas vezes com um pouco de água destilada fria e drenei completamente. Após a adição de P2NP, o resultado foi idêntico ao da primeira tentativa. O aquecimento da mistura não ajudou.
O que estou fazendo de errado? O que devo mudar? Vocês têm alguma sugestão?
Qualquer ajuda será muito apreciada